domingo, 27 de março de 2011

Descolamento de Placenta

Boa noite queridos leitores, hoje eu vou contar o que aconteceu comigo no inicio da gestação e eu nunca publiquei porque eu ainda não tinha o blog, rs.
No dia 15 de fevereiro eu tive um grande sangramento ao acordar, de cara eu pensei até que fosse um aborto espontâneo, até porque os médicos dizem que até as 12 semanas sempre há riscos e eu estava justamente fechando as 12 semanas, ainda tava com aquela angustia né? Enfim, corri pro hospital no qual faço acompanhamento (HGF), muito nervosa esqueci até de levar meus documentos. O atendimento foi super rápido, o médico me examinou, viu que eu estava sem dilatação, fez uma ultra informal só pra saber dos batimentos do baby e me encaminhou pra sala de observação para tomar soro com buscopan para aliviar as cólicas.
Confesso que sou super nervosa quando se trata de saúde, vida, essas coisas, mas o que me deixou mais nervosa foi o fato de simplismente ninguém me explicar o que estava acontecendo, o por quê de tanto sangue com uma gestação de poucas semanas. O sangamento não parava, e as enfermeiras pra completar a minha agonia não conseguiam me dá uma agulhada sem que houvesse inchaço na veia. Foi bem tenso. Como se não me bastasse, chegou uma outra médica me sugerindo um exame de prevenção tentar descobrir de onde vinha o sangue ou se eu estava com algum ferimento no útero. Misturando o meu nervosismo com a falta de informações eu simplismente fiquei estérica! Resumindo eu saí do hospital sem nenhum diagnostico do sangramento e apenas com uma orientação de repouso absoluto. Gente, como eu ia repousar sem saber o que estava acontecendo? Logo eu hein?
Passei o resto do dia na casa da minha ex sogra, sobre os cuidados dela, no dia seguinte segui de viagem para a cidade do meu avô onde eu tinha uma consulta marcada com um obstetra amigo de uma tia minha. Foi no meio de um hospital num municipio minusculo do Ceará que eu descobri que eu o que tinha não era apenas um sangramento, sem explicação, e sim um descolamento placentário.


PLACENTA
A Placenta é uma estrutura fundamental para o desenvolvimento fetal. Tem a capacidade de órgão endócrino, assume o papel dos rins, pulmões e intestinos, depurando catabólitos, oxigenando e nutrindo o concepto. É a estrutura fetal em contato mais íntimo com o organismo materno, invadindo a decídua e promovendo modificações fundamentais na hemodinâmica uterina, além de produzir substâncias como as gonadotrofinas, que interagem diretamente com o organismo materno permitindo o desenvolvimento de um ser estranho de maneira harmônica.
A ultra-sonografia é um método não invasivo, que permite o estudo de diversos parâmetros placentários desde a sua formação.
DESCOLAMENTO PLACENTÁRIO
Sangramentos vaginais são eventos relativamente comuns durante a gestação, causando grau de ansiedade tanto materna quanto do obstetra, sendo uma fonte importante de exames ultra-sonográficos, principalmente no início da gestação.
Devemos distinguir duas entidades basicamente distintas : o quadro clássico de descolamento prematuro da placenta normalmente inserida (DPPNI) do quadro de descolamento marginal com hematoma subcorial.
No DPPNI ocorre, principalmente no 3o trimestre, um desprendimento abrupto com extensa hemorragia retroplacentária, levando a um quadro de dor aguda, útero hipertônico, sangramento vaginal (nem sempre manifesto) e desenvolvimento de choque hipovolêmico. O descolamento de mais de 30% da placenta priva o concepto de suas necessidades básicas, sendo necessária imediata interrupção da gravidez, com alta mortalidade fetal. A perda sanguínea e a sua infiltração entre as fibras miometriais podem levar a um quadro de hipotonia uterina e coagulação intravascular disseminada, responsáveis pela alta mortalidade materna. É uma entidade pouco comum, estando associada à hipertensão materna e a problemas vasculares. Pelo fato de ser aguda e emergente, raramente procede-se à ultra-sonografia que demonstra uma coleção retroplacentária de dimensões variáveis, em geral extensa com ecogenicidade variável (textura de sangue) comumentemente hiperecogênica, podendo às vezes ser hipoecogênica, quando é isoecogênica pode similar uma placenta espessa.
Os descolamentos marginais podem ocorrer em qualquer fase da gestação, sendo mais comuns no início, nas placentas cujas inserções estejam próximas às regiões baixas do útero.
O desenvolvimento do saco gestacional determina um deslizamento das paredes uterinas, principalmente nas porções istmicas, que pode acarretar na rotura de conecções decíduo placentárias e sangramentos. Em geral estas ocorrem junto ao bordo inferior da placenta e a área descolada se atrofia, tornando-se parte do cório liso.
A não ocorrência deste descolamento seria uma causa importante na gênese da placentação prévia, daí usarmos o termo descolamento ovular fisiológico. Quando o descolamento ocorre em fases precoces, pode haver acúmulo de sangue na cavidade uterina, circundando o saco gestacional, dando a falsa impressão de descolamento extenso do ovo.
A grande maioria dos descolamentos marginais é destituída de maiores riscos para a gravidez. Alguns autores têm mostrado maior morbidade quando os hematomas são mais extensos (+ de 60 ml) ou mais de 40% do volume do saco gestacional, quando a porcentagem de placenta descolada é alta e quando ocorre após a 20a semana.



É isso aí, e como resolver? Só repouso, ABSOLUTO! É o que eu faço até hoje, claro, não quero colocar meu pequeno em risco jamais. Desde o dia que aconteceu o sangramento a minha vida é só cama, só saio pra comer e ir ao banheiro, rs. Confesso que essa rotina de ficar sempre em casa não é bem a minha cara, gosto de sair, encontrar minhas amigas e principalmente andar muito! Mas eu procurei alguns passatempo pra facilitar essa nova rotina, toda semana compro revistas de coquetel e me distráio com caça-palavras, assisto muitos filmes, faço pesquisas na internet sobre tudo que envolva criança, saúde e bem estar. Na verdade não estava nos meus planos parar de trabalhar por causa da gestação, mas tive que abrir mão disso até por uma questão de bem estar pessoal também :(

Mudando de assunto...



Já estou com 5 meses de gestação, me sinto tão feliz com essa nova barriga! Tá com um formato mais gestante sabe? Meu umbigo está completamente esticado mas ainda não está pra fora, eu nunca pensei que minha barriga pudesse esticar tanto.
Já sinto o Luquinhas chutar com mais clareza, antes era como se fosse umas ondas no pé da barriga. Ele mexe muito em horários aleatórios, mas quando chega á noite na hora de dormir parece uma festa na minha barriga, eu até acho que se algum dia ele não mexer nesse horário com certeza eu vou estranhar, rs.
Estou contanto os dias para o nascimento, quero muito conhecê-lo, segura-lo, cuidar e dar todo o amor que guardo em mim pra ele. Tenho essa fase da minha vida com uma mudança, apesar de todas as mudanças, toda revira-volta eu sei que vai valer a pena pra mim. As coisinhas deles estão todas preparadas só esperando por ele, graças a Deus o meu bebê já é muito amado aqui fora, não só por mim mas por muitas outras pessoas. Estou feliz!
Gostaria de informar aos leitores que me seguiam também no twitter que infelizmente tive que excluí-lo, algumas pessoas levavam á serio demais o que eu escrevia ali.
Gostaria também de agradecer os comentários nas postagens, responderei á todos. As pessoas que comentam com anonimato se puderem enviar algum email eu estarei respondendo também, sei que muitas das minhas leitoras não tem blog e eu já não tenho mais como responder pelo twitter, então quem puder acrescentar o email no comentário com certeza eu responderei via email :)
Fiquem bem!
beijos, Malli ♥
"Nunca trocamos um olhar, mas posso sentir o seu coração!Nunca senti o toque delicado da sua pele, mas sinto a sutileza de sua vida a cada minuto!Nunca ouvi o doce da sua voz, mas para nós palavras não são necessárias...Nunca me beijaste, mas sinto entre nós uma ligação eterna e tão profunda que é inutil tentar descrevê-la! Sonho com... o dia que irei segura-lo em meus braços, te dar todo o meu carinho e finalmente conhecer o seu sorriso... Prometo lutar por você todos os dias!!!

sábado, 19 de março de 2011

Calculadora da Gravidez

Como se conta o tempo de gravidez?
Para os médicos, a gravidez dura 40 semanas.
Mas 40 semanas a partir de quando?
Como na maioria das vezes não dá para saber exatamente que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozóide, os médicos resolveram começar a contagem sempre a partir do primeiro dia da última menstruação.
É claro que você não engravidou no primeiro dia da última menstruação. Mas é a partir desse dia que começa a contagem de 40 semanas. Como a ovulação acontece mais ou menos duas semanas depois do começo da menstruação, na prática a gravidez dura 38 semanas a partir do dia em que o bebê foi gerado. Só que a contagem oficial, dos médicos começa antes mesmo de você engravidar. É esquisito, mas é assim que o padrão foi estabelecido.
Caso você saiba direitinho a data da sua última menstruação (DUM), pode calcular o dia em que as 40 semanas terminam, ou seja, quando é a previsão de nascimento do seu bebê. Exemplo: se sua DUM foi numa 2a feira, todas as 2as vc entra numa nova semana.

E quando a pessoa não sabe a data da última menstruação?
Isso acontece com muita gente, principalmente com quem tem ciclos irregulares. Nesse caso, a solução é fazer um ultra-som, pois no exame dá para medir o tamanho do embrião (ou do saco gestacional), e essas medidas darão uma boa idéia ao médico de há quanto tempo a gravidez começou.
É importante saber que as medidas da ultra-sonografia são mais precisas quanto mais cedo o exame for feito. Nas primeiras semanas (até a 12a), todos os bebês têm tamanhos muito parecidos entre si. Com o ultra-som, o médico dará a você uma data prevista para o parto.
A partir daí, a cada novo ultra-som (US) que você fizer, pode aparecer uma data prevista para o parto diferente. Lembre-se que a mais confiável sempre será a que você obteve primeiro. A partir de 13 semanas, as diferenças genéticas fazem com que os bebês cresçam em ritmos diferentes. É por isso que uns nascem com 4 kg e outros com 2,5 kg, com o mesmo número de semanas (e perfeitamente normais).
Dica: Se você não sabe a sua DUM, e só sabe a data prevista para o parto pelo ultra-som, volte 40 semanas a partir desse dia no calendário para conseguir uma DUM "aproximada/calculada". Ela pode ser útil na hora de fazer exames, por exemplo, quando o laboratório pede essa informação.
Como pela US o tempo de gestação é calculado pelo tamanho do embrião e não só pela data da última menstruação é comum dar diferenca entre o nro de semanas do controle do seu médico com o resultado da ultra

Já sei a data prevista para o parto, mas o que isso quer dizer?
A data prevista para o parto, a chamada DPP, é o dia em que se completam as 40 semanas, ou seja a data provável de nascimento. Mas, a partir de 37 semanas completas, o bebê já não será mais considerado prematuro, se nascer. Dificilmente terá problemas, porque já estará formadinho, e só acumulando gordura para ficar mais forte.
Os bebês não marcam hora para nascer, por isso a partir das 37 semanas você deve ficar de prontidão para ver se tem sinais de trabalho de parto. O problema é que a espera pode ser longa: alguns bebês só resolvem nascer depois das 40 semanas.
Os médicos no Brasil não costumam esperar muito até depois de 41 semanas completas, e dão um jeito de fazer logo o parto. Mas em muitos países é considerado normal a gestação durar até 42 semanas.

E quando me perguntarem de quantos meses estou?
Quase ninguém, exceto suas amigas que já ficaram grávidas, vai querer saber esse número em semanas. Querem saber mesmo em qual dos nove meses da gravidez você está. Um truque para resolver esse problema calcule a DPP e então usar esse dia (digamos, o dia 12) para marcar as mudanças de mês. Desse jeito, o primeiro mês deve se completar mais ou menos com 5 semanas.  Contando com esse truque, um mês antes da sua data prevista para o parto você entra no nono mês, e completa o último mês na data prevista para o parto.
Para quem ainda duvidar do sistema de contagem por semanas, vai aqui a prova numérica: 38 semanas (40 menos as duas de antes da concepção) são 266 dias. Nove meses, fazendo uma média de 30 dias por mês, dá 270. Quase a mesma coisa.
Mas para seu médico, para a maternidade e até para o pediatra do seu filho, o que vai importar mesmo é o número de semanas.

Por que se fala tanto em trimestre na gravidez?
Para facilitar, os médicos dividem a gravidez em três trimestres, que têm características diferentes entre si. Como a contagem é em semanas, e não em meses, a divisão fica assim:
- Primeiro trimestre: até o fim da 12a semana de gravidez. É a fase do começo da gestação, do sono, dos enjôos...
- Segundo trimestre: do início da 13a semana até o fim da 28a. Uma fase que costuma ser ótima, boa para fazer compras, investir na vida sexual e até viajar.
- Terceiro trimestre: A partir da 29a semana de gravidez. É quando a mulher fica mais inchada e pesada.


Calculadora do dia do Parto: item nro 14 em http://anunes.e-familyblog.com/list/207/type/2

Calculadora da gravidez(nro de semanas, data da concepção, DPP):

Se vc quer informações pelo valor do Beta HCG leia http://anunes.e-familyblog.com/note/10045


Na minha última postagem eu estava de saida pra fazer uma ultrasson, a tão esperada ultra né? Enfm, infelizmente naquele dia não pude ver o meu bebê, o médico havia faltado. Confesso que fiquei em revolta na hora, bem que alguém poderia ter me ligado informando que o médico não poderia realizar exames naquele dia, dei viagem perdida e ainda tive que engolir todas as minhas expectativas para o exame. E detalhe, só consegui remarcar o exame  para  o dia 04 de abril (quase 1 mês depois do esperado).
Sendo assim não tenho tanto o que dizer de como está exatamente o meu bebê, o que não me agrada muito né? Afinal de contas eu tive descolamento placentário há um mês e isso me causou muita preocupação!
Enfim, mas sei que entrei na 20ª semana de gestação Estou muito feliz, cheguei á metade da jornada, tô adorando a minha barriga e meu umbigo não está feio, rs, só completamente esticado. Consigo distinguir bem os chutes do meu bebê, aliás, minhas noites de sono já estão ficando bem movimentadas por ele.
Converso, canto e brinco muito com o meu baby agora que sei que ele pode me ouvir, algumas amigas minha também fazem isso com ele, rs.
Bom, esses meus últimos dias estão bem corridos, porém felizes. Em breve grandes novidades!
Feliz com todos que me acompanham por aqui :)
Fiquem bem, beijos.
Malli <3

quarta-feira, 16 de março de 2011

Dicas para ver o sexo do bebê na ultrasson.

Enfim, o que eu vi mesmo foram muitos forúns dando dicas para comer chocolate minutos antes do ultrassom para saber o sexo. Assim, fiz uma pesquisa para ter mais dicas de como saber o sexo e qual o motivo de comer chocolate. Encontrei as respostas neste pequeno artigo da revista Crescer, e nào poderia deixar de compartilhar com vocês: Site Crescer, vejam:
Não conseguir ver o sexo do bebê no ultrassom, por causa da posição em que o bebê está, costuma ser frustrante. Mas existem maneiras de incentivar a movimentação no útero. As dicas são do obstetra do laboratório Fleury David Pares.

1. Um doce, como uma barrinha de chocolate, meia hora antes do exame faz com que o bebê se movimente mais, já que ele se mexe quando há um aumento de glicose na placenta.

2. O movimento da mãe durante o exame incentiva o bebê: mudar de lado faz com que o útero se mexa e, conseqüentemente, o bebê pode mudar de
posição também.

3. Se a gravidez tiver mais de 20 semanas, lembre-se: o bebê já é capaz de escutar barulhos externos. O som grave pode acordá-lo se estiver dormindo, mas o som agudo quase não chega até ele.

Bom, na minha primeira ultra o meu obstetra disse que era um menininho pois a posição do bebê estava bem favoravél, as perninhas dele estavam abertas. Mas apesar de ter sido uma ultra 4D tenho medo de ele está enganado, acho que seria frustrante pra mim já ter preparado tudo de menino e na hora aparecer uma menininha.

Enfim, hoje é dia de ultra (vocês devem imaginar o tamanho da minha ansiedade) e espero poder confirmar o sexo do meu bebê, já que ele está maiorzinho. Estou feliz por poder vê-lo mais uma vez.
Levarei meus chocolates, minha garrafinha de água, o meu cartão de gestante e muitas dúvidas pra compartilhar com o meu médico.
Como por exemplo: O sono. Eu simplismente não tenho sono! Durmo cerca de 5 á 6 horas por noite forçada, e ainda acordo constantemente durante a noite pra ir ao banheiro, ou por congestão nasal, e ás vezes até pra comer. Enfim, mesmo assim acho que eu deveria dormir mais.
Quero agradecer á TODOS os comentários pessoal, a galera do twitter que acompanha aqui também, a minha mãe rsrs que também já deu uma conferida, as minhas amigas e até mesmo aqueles maldosos que nunca perdem a oportunidade de falar uma besteira! Rs, confesso que é mais um estimulo pra mim.
Assim que eu voltar da consulta responderei á todos, e quando possivél compartilharei com vocês alguns artigos que pesquisei super interessantes sobre o aborto e suas consequências. Vale á pena conferir!
Fiquem bem e até logo!
Beijos,
Malli ♥

sábado, 12 de março de 2011

Gravidez Indesejada & Gravidez Não Planejada

Queridas leitoras, fiz esse blog com o objetivo de ajudar jovens que assim como eu são calouras nesse assunto de "gravidez", principalmente quando se refere á uma gravidez não planejada, e claro dividir todas as minhas dúvidas e descobertas nessa fase de tantas mudanças, pensamentos e sentimentos confusos.
Uma gravidez indesejada acontece uma em cada quatro mulheres. Aconteceu comigo, e hoje vou dividir com vocês como eu assimilei o fato de estar grávida indesejavelmente e como eu assumi uma gravidez não planejada.
Tudo começa com um descuido...
O assunto é sério e certeza com grande parte das mulheres já aconteceu o chamado "susto". Um descuido, mesmo que o cuidado esteja presente causa sempre ansiedade e incómodo. Na maioria das vezes o alarme é falso, mas como já dizia minha avó, “quem anda á chuva, molha-se!”.
E eu me molhei, certo? Como poderia isto acontecer comigo? Não consegui relaxar, dormir, comer, sorrir sem me passar pela cabeça que a menstruação já deveria ter chegado. Os sintomas agravaram-se, as pessoas ao redor comentando as mudanças de humor, o namorado assustado com o tamanho dos seios, mas eu sempre com aquela sensação de que é tudo psicológico por puro e simplesmente não querer ao menos pensar na hipótese de ter um filho.
Um belo dia fui almoçar em um restaurante de costumava ir todos os dias, e antes mesmo de comer alguma coisa eu já senti um enjoo fortissímo só com o cheiro do lugar. Tipo, por que? Como assim? Depois desse ocorrido não tive como fugir de mim mesma, procurei o namorado e contei o que se passava, apesar de saber que seria muito dificil compartilhar com ele e ao mesmo tempo ter um auxilio moral. Finalmente fiz o teste, foi num laboratório ótimo aqui de Fortaleza (claro, não queria ser vítima de nenhum erro) meu namorado me acompanhou, mas como já era noite o resultado só estaria pronto no outro dia pela manhã. Foi a noite mais angustiante da minha vida, espera o resultado a noite inteira fez com que tudo complicasse mais, meus pensamentos não me deixaram dormir. Quando amanheceu fui cedissímo buscar o exame, sozinha, era caminho pro trabalho e meu namorado não tinha como ir. Mesmo com todo medo eu estava esperançosa de que seria apenas um susto, abri o exame e olhei logo para onde tinha o resultado, veio aquele momento em que uma frase ecoa no pensamento - Estou grávida! Não consegui acreditar, chamei uma enfermeira do local e pedi que ela explicasse o exame pra mim, e pela quantidade de hormônios ela falou claramente que eu estava grávida de aproximadamente 6 semanas. E agora? O próximo passo foi informar o namorado, passei o dia inteiro enrolando ele enquanto eu pensava na maneira de contar. E gente, não existe "maneiras" diferentes pra isso, ou você conta ou não conta, e claro eu resolvi contar, mesmo sabendo que aquilo além de ser um teste de gravidez seria também um ponto final no meu relacionamento. Eu já sabia da ausencia de maturidade tanto da minha parte quanto da dele, é obvio, que maturidade um ser humano de 20 anos tem diante de uma situação dessas? Ou os dois buscam maturidade e assumem a responsabilidade juntos ou o relacionamento se acaba. Quando existe falta de maturidade numa hora dessas as coisas se complicam mais, abala todo mundo mesmo, muda muita coisa, tudo fica fora de lugar, e se tiver ausencia de compreensão vai tudo por água abaixo. Foi impressionante como tudo na minha vida se tornou contraditório, o que parecia ser uma coisa não era mais, as palavras já ditas um dia não faziam mais nenhum sentido, e o que eu achava de amor virou ilusão. É, acontece com muita gente e por que não comigo? Nem tudo é como a gente acha que deve ser. A batata quente caiu no meu colo e a decisão era minha., tive que ir para o próximo passo. Qual seria o próximo passo? ABORTO? Nenhum conselho poderá ser dado nesta altura a não ser refletir e pensar bem. Confesso que só hoje tenho uma opinião formada á respeito do aborto, só depois de vivenciar a dúvida de ser contra ou a favor.
Uma gravidez indesejada acontece 1 em cada 4 mulheres e se julga que a despenalização da prática do aborto fizeram com que o trauma ou a vergonha acabassem, engana-se. Por um qualquer motivo, uma gravidez pode ser considerada indesejada e se é desta forma tratada é porque a dúvida de ter ou não ter um filho permanece na cabeça. Indesejada significa ficar na corda bamba da decisão ou indecisão. Não ser planejada é outra coisa diferente e significa á partida que se deixará a gravidez seguir a avante. Indesejada é o tormento. Eu resolvi ter o bebê, independente de qualquer consequencia. Acreditei que fiz uma ótima escolha quando fiz uma ultrasson por conta própria 2 semanas após a descoberta da gravidez, onde eu vi o meu filho bem pequenininho exatamente do tamanho de uma uva, com 8 semanas, ali dentro de mim. Me senti a pessoa mais feliz do mundo assim que senti aquele chute bem forte no lado esquerdo da barriga, com quase 4 meses de gestação, foi um dos dias mais felizes, ninguém saberá do que estou falando sem poder ter sentido igual, é uma sensação maravilhosa, existe uma vida dentro de mim, um ser que eu ainda não conheço mas que já sinto um sentimento muito forte, acho que agora sim sei o que é o amor, é incondicional, absoluto, muito mais forte do que qualquer outra coisa que eu tenha sentido. E esse serzinho sairá das minhas entranhas, se acalmará com o meu cheiro e me chamará de mãe! Não existe homem, dificuldade, ou mal no mundo que me fará desistir do meu filho.
Hoje, ele é o que importa na minha vida, nada mais.



Desejo coragem e muita perseverança a todas as futuras mamães. Deus sabe o que faz. Um filho jamais será um tormento em sua vida se você amá-lo, filho é benção, e eu já me considero muito abençoada!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Grávida pode fazer tatuagem?

A pergunta que não queria calar pra mim...
Estava com muita vontade de fazer mais 2 tatuagens em mim, mesmo grávida, mas descobri que não é aconselhavél. Os médicos preferem recomendar que mulheres grávidas não façam tatuagens durante a gravidez.
Eu queria homenagear o bebê, mas é melhor esperá-lo nascer e parar de mamar no peito, para garantir que ele não seja prejudicado. Pelo menos eu vou ter bastante tempo para pensar no desenho mais legal, e que combine com as minhas outras tatuagens!
São vários os fatores apontados pelos especialistas para sustentar o veto às tatuagens na gravidez:

- Perigo de pegar doenças se o material não for esterilizado ou descartável. O risco maior é o de ser contaminada com vírus como os que causam a
hepatite B e a hepatite C, além do HIV, que provoca a Aids. Essas doenças podem passar para o bebê.
- Não se sabe se as tintas usadas na tatuagem podem afetar o bebê de alguma forma, por isso é melhor não arriscar.
- Como o sistema imunológico da grávida não é tão eficiente, há maior perigo de infecções no local da tatuagem.
- A pele da gestante está diferente devido aos hormônios, portanto existe a possibilidade de o desenho da tatuagem mudar de aspecto quando a pele voltar ao normal, após a gravidez. Dependendo do lugar, a pele estica, e podem surgir estrias que estraguem o desenho, o que exigiria retoques depois.
- O fato de ter uma tatuagem nas costas pode atrapalhar na hora de aplicar uma anestesia, principalmente se for uma tatuagem recente.

ATENÇÃO!

Se você não sabia que estava grávida e fez uma tatuagem com agulha, não precisa se desesperar. Os exames para as doenças citadas acima já fazem parte do pré-natal normal. Mas explique o que aconteceu ao profissional de saúde que acompanha sua gravidez. Talvez ele queira repetir os exames mais para o fim da gestação, só para ter certeza de que está tudo bem.
É pessoal, vou ter que esperar no minimo 1 ano, até porque pretendo amamentar muito!
Tudo pelo meu pequeno :)
Até logo mais!
Malli ;*

Viajar de avião durante a gravidez é seguro?

Eu ando tão neurótica ultimamente que fiz buscas encima de buscas á respeito gestante e avião, rs. Estou pensando em fazer uma visitinha a cidade maravilhosa esse final de semana.
Essa é uma dúvida que preocupa muitas mamães. Mas pode ficar tranqüila, pois que não há problemas em viajar de avião, nem no primeiro e nem no segundo trimestre da gravidez.
Mas é fundamental, antes da viagem, visitar o médico para uma consulta de precaução. Se durante o primeiro trimestre houver uma grande incidência de enjôos, pode ser difícil enfrentar um vôo de longa duração. O segundo trimestre geralmente é a melhor época para viajar, pois é um momento em que o período de enjôos já passou e as chances de um aborto espontâneo são mínimas.
Viajar durante o terceiro trimestre de gravidez também é seguro desde que não haja complicações médicas e não seja uma gestação de gêmeos.
Lembre-se também de verificar, com a empresa aérea em que você deseja viajar, se não há restrições quanto à sua gravidez. As empresas geralmente apresentam um termo de responsabilidade a ser assinado.
A única restrição quanto a viagens de avião durante a gravidez é sobre os pequenos aviões sem pressurização. Não existem evidências de que a pressurização da cabina faça mal ao bebê.


Algumas dicas para a sua viagem:
Em viagens longas, levantar-se regularmente para ajudar a circulação sanguínea. Um longo período de tempo sentada pode fazer com que os seus pés e tornozelos inchem e fiquem dormentes. Use meia-calça elástica própria para a gravidez para prevenir as varizes.
No caso de assentos livres ao seu redor, use-os para elevar as suas pernas.
Beba bastante água. Dentro do avião o ar é seco.
Para evitar qualquer tipo de imprevistos, tenha com você uma autorização por escrito do seu médico e boa viagem!


É isso aí mamães, todo cuidado nunca é demais quando se trata de nossos pequenos :)
Meu Luquinhas muito animado hoje, fez uma festa na minha barriga certeza, mexeu muito.
Até logo!
Malli

quinta-feira, 10 de março de 2011

PRESENTES, COMPRAS, PRESENTES!

Presentes para mim:
(Água de colônia não contém alcool desenvolvida especialmente para futuras mamães)
(Oléo vegetal para Gestantes proporciona uma sensação de bem estar e relaxamento)

Chegaram pelo correio há poucos dias, minha mãe que comprou e me enviou. Achei tão fofo ela se preocupar em comprar essa linha da Natura pra mim, imagine o que vem aí pro Luquinhas hein? rsrs.
E o oléo veio acompanhado de um CD "A Descoberta do Vínculo" ensiando o momento de automassagem durante o banho, para proporcionar um vínculo mais forte entre a mãe e o bebê. Interessante né?


Presentes para o Luquinhas:
Essas são algumas coisas que chegaram da Bélgica pro meu bebê, não tirei foto de tudo porque muita coisa tá na embalagem e como eu não estou na minha casa, deixei tudo como estava pra arrumar direitinho quando voltarmos para casa. Estou em Guaiuba-Ce, na casa do meu avô. Volto pra Fortaleza na semana que vem, até porque tem o pré-natal na quarta-feira, e tem ultra!!!


Então gente, vou indo, beeeeeeeeeeeeeeeeeijos!

quarta-feira, 9 de março de 2011

“Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las”



Fiquei emocionada com a solidariedade e as palavras de conforto de tantas pessoas que não conheço. Este post é para agradecer as mensagens super carinhosas deixadas na parte de comentários dos posts anteriores. Deixo aqui uma mensagem única de agradecimento, não apenas pelo apoio e o carinho (que sempre me surpreendem nesta nova experiência que é ter um blog), mas também pelo que considero ainda mais importante: a ausência de julgamento.
Em nenhuma das mensagens fui julgada ou condenada pelo fato de admitir que não estou preparada pra ter filhos, falar da minha condição civil (algo que poderia soar meio mesquinho, confuso, infantil, não sei). Ninguém questionou minha opinião, meus sentimentos de insegurança, a contradição das minhas palavras.
O que recebi foram palavras de incentivo e esperança. Ninguém julgou o que escrevi. Cada pessoa  que deixou um comentário aqui aceitou que eu tenho o direito de ser do jeito que sou . Minha realidade não é igual a de mais ninguém. Das minhas dores, medos, anseios e razões para ser como sou, apenas eu sei. Aliás, às vezes nem eu mesma sei. Por que muitas vezes nem a gente se conhece direito. Muias vezes descobrimos facetas nossas que não imaginávamos existir. Elas aparecem geralmente nas horas de dificuldade, de pânico, de necessidade. Nessa hora até nós mesmos podemos ficar surpresos com as nossas reações. “Nossa, não sabia que eu era assim”.


Essa atitude das minhas leitoras me deixou muito feliz, essa minha gravidez é algo muito novo para mim e posso contar nos dedos de uma mão as pessoas que estão ao meu lado, me apoiando moralmente diante dessa situação. Me sinto sozinha e perdida ás vezes. O que provavelmente não acontecerá mais... Rsrss! O apoio de vocês leitores conta muito pra mim também, obrigado a todos!



"Afinal, quando um dedo seu aponta alguém, outros três dedos apontam de volta para você."
Fiquem com Deus, beeeeijos
Malli ♥

4 meses de gestação

Estou com 17 semanas, a barriga está crescendo mais e mais cada dia que passa, nunca me imaginei com uma barriga assim! Hehehe!
Quando descobri que estava grávida eu pesava exatamente 44Kg, agora me pesei recentemente e estou com 49,6Kg (o que pra mim é algo inédito).
Os enjoôs sumiram totalmente, graças a Deus, aquela fome descontrolada acalmou, mas aquela sensação de bexiga cheia eu sinto constantemente. Tenho sentido bastante dores de cabeça. Tem dias que acordo com um mal humor terrivél, e me sinto nervosa. Ah, é muito hormônio pra pouca Malli!
Ainda permaneço naquela fase em que a mulher fica fragilizada, e acho que só vai passar quando o bebê nascer mesmo. Tem horas que eu me pego chorando por motivos tão banais, me sinto desprotegida, me emociono até com cenas de novelas (juro, isso tá sério). Logo eu, que sempre fui uma pessoa trancada, com dificuldades de expressar os meus sentimentos.
Mas o que mais está me incomodando nessa fase é as minhas noites de sono, em que o sono me abandona e eu fico horas e horas tentando dormir e não consigo. Quando consigo dormir tenho pesadelo bem estranhos, coisas como: assassinato, morte, medo e fulgas. Enfim, vou procurar ajuda nas minhas orações e ler alguns salmos pra que eu possa ter um sono mais tranquilo e protegido. É um saco, você demorar a dormir e quando conseguir ainda ter pesadelo não é? É!
Uma coisa boa que notei, foi que já faz alguns dias que o Luquinhas passou a mexer todos os dias, mais na parte da noite. Sempre que como chocolate também, é isso aí, se isso não for comum temos um bebê chocolatra. Qualquer pessoa que colocar a mão na minha barriga nessas horas com certeza conseguirá sentir! Fico toda boba quando sinto as mexidinhas, hehehe!


Separei alguns artigos sobre as 17 semanas de gestação. Confiram:


O bebê:
Esse é um período de rápido crescimento, quando começa a deposição de gordura sob a pele do bebê. O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho agora. O minúsculo coração está bombeando cerca de 24 litros de sangue por dia! Os reflexos estão funcionantes e o bebê já é capaz de sugar, deglutir e piscar; mede cerca de 17 cm de comprimento e pesa cerca de 200 gramas.



A mamãe:
Seu útero está cerca de 4 cm abaixo da cicatriz umbilical. O bebê começa um estirão de crescimento e ganho de peso e você também entra numa fase de maior ganho de "gordurinhas". A média de ganho de peso até agora é cerca de 2,5 a 5 quilos. Você já sentiu alguma agitação dentro do seu útero? Você já pode estar sentindo o bebê mexer, mesmo se você é mamãe pela primeira vez.


O papai:
Você ainda não é capaz de perceber os movimentos do bebê que a mãe refere. Ela pode ficar ansiosa para que você os sinta e pode pedir que você coloque a mão sobre o ventre para curtir esses movimentos junto com ela. É só você colocar a mão e o bebê pára de mexer - não se preocupe; o bebê nada tem contra você. Na verdade ele gosta de brincar desde cedo!

Top 5! O que te deixa mais bonita durante a gestação?




1. O andar sensual curvado provocado pelo peso da barriga (me sinto um pinguim, hehe).
2. As olheiras constantes ocasionadas pelas noites mal dormidas, em que a gente levanta dez vezes pra ir ao banheiro e mais umas pra comer algo.
3. O cabelo volumoso, sem química, sem tinturas, pois ofendem o bebê.
4. As enormes calcinhas de sustentação e as lindas meias kendal que melhoram a sua circulação.
5. O formado arredondado, ou melhor, bola mesmo, que seu corpinho ganhou nos últimos meses.



Concordamos que a gravidez é uma fase diferenciada da vida da mulher, marcada por inúmeras mudanças físicas e psicológicas? Concordamos também que a gestação é linda, do ponto de vista espiritual, e o fato de gerar um ser humano é ainda mais mágico?
Mas... vamos combinar que quando estamos grávidas nem todos os dias nos sentimos lindas? Tem aqueles mais poéticos que dizem que a beleza da gestante está no olhar. Até pode existir certo brilho de felicidade. Mas, há também peso aumentado, inchaço, sono e vontade de passar o dia de pijama, quando na realidade é preciso levantar e seguir para o trabalho. Esse é o lado “B” da gravidez que a maioria não verbaliza.
Enfim, a boa notícia é que no quesito moda e beleza avançamos muito. Hoje, existem grifes para gestantes. Então, quero fazer campanha para as mulheres grávidas continuarem fashion durante essas maravilhosas 40 semanas. Pegar emprestado de uma amiga, usar roupas comuns com numeração maior ou compartilhar as camisetas do companheiro são péssimas opções né?
A moda gestante evoluiu tanto que muitas das roupas já têm ajustes internos ou externos que permitem o uso normal mesmo depois da gravidez. Confesso que não sou muito fã de vestidos e é justamente por isso que eu ando me informando bem sobre moda gestante, quero poder usufruir de outras roupas só que confortaveis diante da minha situação.
Na minha opinião, todas as futuras mamães devem conhecer a Zazou Gestante ( www.zazou.com.br ). A loja é linda, atende aos mais variados estilos e suas peças podem ser encontradas em todo o Brasil. Então devore as dicas do consultor de moda deles para manter seu estilo antenado e seguir tendências durante sua gravidez. E claro, se procurarmos bem encontraremos coisas lindas e com preços super acessivéis!





Mudando de assunto...
Ontem chegaram algumas coisas da Bélgica pro Luquinhas e algumas pra mim, mais tarde vou tirar foto de tudo e complartilhar tudo com vocês! Inacreditavél, macaquinhos de 0,99€ e meinhas anti-derrapante de 1,99€. Muita coisa linda, tão pequenininho os sapatos que eu fico toda boba só de imaginar o meu bebê com um!



Enfim, é isso, até logo mais.
Beijos, Malli.

terça-feira, 8 de março de 2011

O meu PARTO.





Recentemente uma amiga minha disse é melhor e é muito cômodo pra todos o parto marcado. Porém eu ainda ando pesquisando muuuuuuuuuuuuuuuuuito. Todo mundo pergunta ''vai querer parto normal?''. E eu respondo ''no que depender de mim, SIM''. Acho tão emocionante, e o nome já diz não é mesmo? NATURAL... mas se precisar eu quero que corte! Sei que o parto normal não fará de mim mais mulher ou mais mãe, mas acredito que os benefícios pós parto são infinitamente maiores quando o parto é natural... Espero que Deus que me conceda! Peço a Ele todos os dias sabedoria e coragem para enfrentar o que for necessário!
Nas minhas caças e pesquisas incansáveis sobre esse assunto, encontrei esse artigo (bem interessante) Deêm uma lidinha....

Dor no Parto


ENTENDA O QUE DÓI, ONDE DÓI, QUANTO DÓI E VEJA O QUE TE ESPERA TANTO NO PARTO NORMAL COMO NA CESÁREA.
O medo da dor no parto é um dos principais motivos que levam as grávidas a optar pela cesárea aqui no Brasil. Pudera, quem é que não fica apavorada quando vê aquelas mulheres descabeladas, suadas e à beira de um colapso para dar à luz em filmes? Se você queria um parto hollywoodiano, vai se decepcionar. Já faz um tempo que as mulheres não são mais obrigadas a sentirem dor no parto, graças às técnicas avançadas de analgesia (no parto normal) e anestesia (na cesárea). Isso não significa que não vai doer nada. Vai, sim! Se você optar por um parto natural, por exemplo, em que não se recorre a nenhuma intervenção médica de alívio da dor, a intensidade será maior ainda. Ainda assim, quem tem preparo psicológico e está informada do que virá pela frente, consegue enfrentar numa boa. A grande vilã aqui é a ansiedade, seja no parto normal, natural ou na cesariana. Respire fundo, acalme-se e veja o que te espera nos dois tipos de parto.*Parto Normal* - Um trabalho de parto pode demorar horas a fio, e fique tranquila: a dor não estará presente durante todo esse tempo. Ela será mais e menos forte dependendo do estágio. E para alívio geral da nação, os médicos costumam fazer a analgesia justamente na hora que ela está mais intensa, já no estágio final. O trabalho de parto é dividido em 3 etapas. Em cada uma delas, a dor é de um jeito. A primeira etapa é o início do trabalho de parto, quando a dilatação vaginal está com um tamanho entre 2 a 3 centímetros e as contrações acontecem duas vezes a cada 10 minutos. E entenda-se contração como dor. Elas começam devagar, ficam fortes e desaparecem. É uma dor suportável, que se assemelha a uma cólica muito forte. Nada de pânico! Conforme a dilatação vai progredindo, as contrações vão ficando mais frequentes, 4 a cada 10 minutos. Essa já é a segunda etapa. Nessa fase, as dores podem incomodar. “É uma dor que começa na barriga e se irradia para a coluna. Nesta fase, geralmente, fazemos a analgesia”, explica o ginecologista e obstetra Flavio Garcia de Oliveira, pai de Gabriel, Manoela, Pedro, Lucas e Maria Fernanda. Diferente da anestesia, que deixa a pessoa sem movimentos, a analgesia feita no parto normal é um anestésico injetado na espinha. Não existe uma hora certa para se aplicar na mulher, depende do limiar de dor de cada um. Por isso, respire aliviada. Só não vale dizer que a dor está insuportável no primeiro minuto do primeiro tempo. Quanto mais conseguir segurar, melhor. Quando a dilatação vaginal vai para 10cm, falta pouco para o bebê passar pelo canal de parto e começar a coroar (quando a cabecinha enfim surge lá embaixo). Terceira etapa! É o momento em que a mulher tem de fazer força para expulsar o bebê. Segundo Dr. Flávio, em muitos casos a mãe esquece completamente da dor, por estar fazendo força para parir a criança. “A maioria das mulheres nem sentiriam a episiotomia”, explica. Enfim, o bebê nasce! Você vai sentir uma cólica, pois o útero ainda está se contraindo para expelir os tecidos formados na gestação. Às vezes, quando a mulher amamenta, a dor pode ser maior ainda, normal. Para fazer a episiotomia (incisão feita na região do períneo (entre a vagina e o ânus) para ampliar o canal de parto), o médico aplica um anestésico local. Quando o efeito passa, existe o incômodo dos pontos, como em qualquer outra cirurgia. Pode doer um pouco pra sentar, fazer xixi, mas provavelmente seu médico vai receitar analgésicos que aliviam até a recuperação total, que costuma acontecer depois de uns 3 ou 4 dias. A cólica uterina pode durar mais um pouco, até uma semana, principalmente quando a mãe amamenta, quando ocorre a liberação da ocitocina.*Parto Cesariana* - Bem, se no parto normal a mulher tem de lidar com a dor “durante”, aqui a batata quente vem depois. Se você não estava em trabalho de parto – ou seja, marcou a cirurgia para uma data específica – não sentirá dor nenhuma para dar à luz, já que estará sob efeito da anestesia, que pode ser geral (neste caso, a mulher dorme durante a cirurgia) ou regional (peridural ou raquidiana, que são mais indicadas: bloqueiam a dor da cintura pra baixo e mantem a mulher acordada). “O anestésico local combinado com o uso de morfina garante que a mulher não sinta dor por 24 horas”, explica Carlos Eduardo da Costa Martins, pai de Isabela e Bruno, diretor da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo. Depois desse período, a dor e o desconforto da recuperação pós-parto é feita com medicações prescritas pelo obstetra. O corte pode incomodar, claro. Afinal, é uma cirurgia. Mulheres que vivenciaram a recuperação pós-parto de uma cesárea relatam que os pontos podem limitar os movimentos nos primeiros dias, quando o bebê requer cuidados intensos a toda hora. A boa notícia é que a técnica cirúrgica de uma cesariana evoluiu muito. Hoje em dia, já existem cirurgias minimamente invasivas, que não são tão impactantes para a mulher e para o bebê. Já ouvimos casos de mulheres que se impressionaram com o pós-parto de uma cesárea, muito mais tranquilo do que imaginavam. Mas a não ser que a cesárea seja uma indicação médica, quando há risco de vida para a mãe e/ou para o bebê, não há por que a mulher se submeter a essa cirurgia.

AS PRIMEIRAS COMPRAS para o meu bebê.

Oi gente!
Eu gostaria de compartilhar com vocês as primeiras compras para o Luquinhas.
Carrinho de bebê, o bebê conforto e o canguru (pra quem não sabe é uma espécie de mochila para transportar o bebê junto ao corpo da mãe).
Minha mãe comprou tudo na Feira do Bebê que aconteceu no Rio de Janeiro nos dias 25 á 30 de janeiro deste ano, principal feira do país voltada para o público gestante e infantil, onde você encontra apenas lançamentos. Super indico para todas as mamães que querem exclusividade, qualidade e claro, atualidade!!!
A próxima feira será nos dias 05 á 10 de Abril no Parque Barigui á partir das 14hrs. E claro, como minha mãe já é uma avô coruja com certeza ela não vai perder essa.
Coloquei algumas fotos, e gostaria de saber a opinião de vocês em relação a essa compra.
(Carrinho de bebê da linha Diamante Black da Hércules )
(Bebê conforto da linha Diamante Black da Hércules)

(Canguru - não tenho certeza se foi exatamente esse)
Escolhemos nas cores vermelho e preto porque eu não quero tudo azulzinho ou verdinho, como á maioria, hehe, ne verdade quando é menino você tem menos opção.
E aê, o que acharam?
Logo mais eu posto todo o quartinho dele, compramos recentemente.
Beijos, fiquem com Deus!
Malli

SIM, eu sou mãe solteira!!!


Sou mãe solteira? O que é ser mãe solteira?


Quando engravidei e percebi que iria me tornar uma mãe solteira, comecei a procurar informações sobre o que era, verdadeiramente uma mãe solteira. Eu imaginava dois tipos de mães solteiras: o primeiro tipo eram mulheres jovens, desmioladas, que transavam irresponsavelmente sem camisinha com um namoradinho qualquer, eram mal-vistas pela sociedade e até mesmo por mim, saíam de casa escurraçadas pelos pais e seus filhos se tornavam uns rebeldes sem causa. O segundo tipo englobava mulheres independentes, com vida construída, que simplesmente queriam um ''touro reprodutor'' para gerar um filho pois não tinham a menor vontade de construir uma vida junto com ''seres inferiores''.
Então, um belo dia, me vi grávida. Um sonho meu que foi realizado antes do tempo, claro, afinal qual mulher no fundo no fundo não deseja ser mãe? Porém eu sempre sonhei em ser mãe com o meu príncipe encantado do lado! Casar, ser bem sucedida profissionalmente, aí sim construir uma família. Enfim, as coisas aconteceram bem diferente do sonhado. Engravidei cedo, de meu atual ex-namorado com quem tive uma relação de 2 anos. Quando dei por mim, esse meu namorado sumiu e então eu me vi uma grávida solteira!!!
Logo eu, bonita (desculpem a modéstia mas não sou nem um pouco de se jogar fora), profissionalmente estável, bem financeiramente, grávida e sozinha. O que é que tinha acontecido comigo? Pensei. No começo foi bem difícil, não sabia como seria minha vida, não sabia como eu educaria meu filho sem a figura masculina, não sabia nem como me comportar. O que diriam de mim? Uma grávida solteira? O que é que eu responderia quando me perguntassem do pai?
Demorou uns 3 meses para eu aceitar a minha condição. Procurei informações de tudo quanto é tipo, com amigos, conhecidos, orkut, msn, bate papo... TUDO! Mãe solteira! A minha ficha caiu quando meu filho começou a se mexer dentro de mim, percebi que nunca mais eu estaria sozinha. Teria sempre alguém para amar e alguém que me amasse também!
Todos os meus complexos tinham ido por água abaixo. Vi mulheres guerreiras, que apesar das histórias de cada uma delas, todas estavam aí, firmes e fortes. Vi mulheres que defendiam os direitos de suas crias com unhas e dentes. Vi mulheres corajosas, que continuavam a aproveitar as suas vidas da melhor maneira possível.
Sim, eu seria mais uma dessas mulheres, sim eu seria e hoje eu sou uma dessas mulheres que não estão nem aí com o preconceito da sociedade, que exibem com orgulho seus filhotes e que não deixam nenhuma pessoa intrometer em suas vidas. Hoje eu sou uma mulher bem melhor do que eu era antes pois eu descobri o que é sentir plenamente um amor, um amor incondicional e eterno. Hoje, sou uma mãe solteira orgulhosa, orgulhosa de tudo o que passei que me transformou na pessoa que sou agora.

Antes de tudo é preciso AMAR este filho! É preciso dedicação (não abdicação da vida). E acima de tudo, é preciso entender que uma vida dentro do ventre é um sinal de Deus, de que somos sim, capazes de enfrentar qualquer adversidade para criarmos uma pessoa com valores corretos para que o futuro seja diferente do HOJE.
Um grande beijo á todos, fiquem com Deus
Malli.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Boas vindas .☆°•.

(foto com pouco mais de 13 semanas, bebê de 15 cm e 68 gramas)
Olá pessoal...
Estou muito contente em retomar essa vida de blog depois de tanto tempo (mais de 6 anos).

Principalmente porque sei que é mais um meio de manter contato com tantas pessoas que amo mas que estão distantes de mim no momento. Sempre fui fã de diários, redes sociais de internet, desde a infância, então ter um blog vai ser bom d+, até porque daqui a um tempo eu poderei ler e ver como era minha vida nessa fase. Fase mais que especial: A chegada do meu 1º filho.
Já que estou exatamente com 17 semanas, ou seja, quase meio caminho andado. Porém, tenho muitas coisas pra compartilhar com vocês! Cada dia é diferente estando grávida!
Estou no 4º mês de gestação, já finalizei os temidos 3 primeiros meses, graças a Deus! Tive algumas dificuldades em aceitar a gestação por não me sentir preparada, tive algumas complicações no inicio da gestação, mas ainda bem que foi algo passageiro, já tomei os devidos cuidados solicitados pelo meu médico. É menino! Já escolhi o nominho: Lucas (é o nome do pai, depois explico mais detalhes dessa escolha).
Estou preparando o chá de baby, sonhando com o quartinho, que inclusive só está faltando montar. Estou super ansiosa pra ver o rostinho dele, mas ainda não sei se ele chega em julho ou agosto... Parto previsto para 30 de Julho segundo a ultrassom, e que por coincidencia é justamente o dia do aniversário da minha amada mãe.
Quero assumir que ele não estava sendo planejado pra agora e que não estou preparada pra ser mãe, será uma grande jornada de muito aprendizado pra mim, porém acredito que conseguirei ser uma ótima e sonhada mamãe. Eu sempre digo: Não estava nos meus planos, mas já estava nos planos do Senhor.
Me acompanhem nessa jornada de mais 20 e poucas semaninhas até o nascimento.
Beijos, Malli.