sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ganho de peso na gravidez

Antes de qualquer coisa, ponha na sua cabeça que não tem jeito, você vai engordar. O ganho de peso é necessário porque seu corpo está crescendo e mudando, para proporcionar as melhores condições ao bebê. Veja para onde vão os quilos extras: 
• Ao nascer, o bebê vai pesar em torno de 3 kg. 
• Ao longo da gravidez, a camada muscular do seu útero cresce bastante, e passa a pesar 900 g a mais. 
• A placenta, que nutre o bebê, pesa 600 g ao final da gravidez. 
• Seus seios aumentam de tamanho e pesam 400 g a mais. 
• O volume de sangue que circula no seu corpo cresce, e todo o sangue extra pesa 1,2 kg. 
• Você acumula líquido no organismo, além do líquido amniótico que envolve o bebê, num total em média de 2,6 kg. 
• Além disso, você acumula gordura no corpo durante a gravidez para garantir um estoque extra de energia para a fase da amamentação. Esse total é de cerca de 2,5 kg. 

Portanto, ao final da gravidez, por essa média, você estaria pesando 11,2 kg a mais do que pesava antes de engravidar. É claro que as coisas não funcionam bem assim, já que ninguém é uma média.

No Brasil, não há consenso entre os obstetras. Há desde aqueles que recomendam entre 9 e 11 quilos, até de 7 a 14 quilos ou de 11 a 15 quilos. Oficialmente, há duas tabelas indicadas pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) como referência para estimar o ganho de peso adequado na gestação. Uma delas segue o padrão recomendado pelo Instituto de Medicina dos Estados Unidos (IOM), que conclui que os bebês vão ter melhor peso e melhores condições ao nascer se a mãe engordar entre 11 e 16 quilos.
No meu caso, estou com 5 meses e já engordei 9kg. Nunca tive tendência pra engordar, só essa gravidez mesmo pra me fazer ganhar uns kilinhos. Pra mim o que vale é seguir o bom senso, respeitar seus limites físicos e emocionais. Por você e por seu bebê.
Estou fazendo de tudo para ter uma ótima  alimentação (só ás vezes que abuso um pouco dos doces), mas estou sempre pensando no meu pequeno Luquinhas.
Detono uma lata de moça fiesta brigadeiro brincando...

Essa foto saiu do forno agora, com 22 semanas de gestação e muito feliz!
Só o meu rosto aí engordou 5 dos 9kg que eu estava comentando com vocês, hahaha.
Fiquei super feliz com os comentários do post anterior, obrigada pelas dicas e espero que eu tenha ajudado também alguns de vocês. Vou seguir a dica de responder vocês pela caixa de comentários mesmo, mas aqueles que quiserem uma atenção maior, deixando o email com certeza continuarei respondendo, rs! Obrigado á todos mais uma vez!
Fiquem bem!
Malli, a pançuda HAHAHA.

10 comentários:

  1. Olá estou com 25 semanas e meu peso je esta 78 kilos ates era 67. tenho medo.
    daniela

    ResponderExcluir
  2. Tenho 1.74 e peso 48 kilos, sempre fui magra, não tenho tendencia a engordar, mas agora estou grávida de 18 semanas e só engordei 600 gramas, será que tá normal?

    ResponderExcluir
  3. Bom KARINA, não sou nenhuma médica mas considero você abaixo do peso mesmo, é muito importante adquirir vitaminas e uns kilinhos a mais na gestaçao. Dizem que o bebê nasce pequeno e magro quando a mãe está abaixo do peso. De qualquer forma, converse com o seu médico, vá ao nutricionista e peça que ele indique uma dieta correta pra você e siga rigorosamente, é muito importante estar bem alimentada na gestaçao, afinal de contas vc come por dois! :)

    ResponderExcluir
  4. Estou gravida de 25 semans e engordei 11 quilos,

    ResponderExcluir
  5. Vc esta no caminho certo, e com esse su jeitinho com certeza sera uma boa mae. parabens!!!

    ResponderExcluir
  6. seu blog ja é bem acessado hein?
    apesar de nova vejo que vc é bem esforçada, espero que continue assim porque nao é facil segurar o rojao de um baby
    boa sorte e que venha com muita saude

    ResponderExcluir
  7. sorte a sua poder comer essa lata de doce e nao se importar se vai engordar ou nao, estou com 27 semanas e ja engordei 21kg o que eu acho mto exagerado :(

    Caroane

    ResponderExcluir
  8. eu notei que engordei antes mesmo de descobrir q estava gravida, quando descobri eu estava com 3 meses, engordei cerca de 6 kilos

    ResponderExcluir
  9. Caroane e Ana Sofia isso varia muito de uma gravida para outra, o importante é ter uma alimentaçao saudavel, sem excessos. Conversem com os seus médicos, somente ele vai poder dizer com precisão o que está normal ou não, sempre que forem pra consultas de pré conversem sobre tuuuuuuuuuuudo, inclusive alimentaçao, peso e remedios. Espero que fiquem bem! :*

    ResponderExcluir