domingo, 10 de abril de 2011

Verdade ou Mito?

Olá queridos leitores!
A sabedoria popular é vasta e os conselhos da sua avó são sempre muito bem-vindos ainda mais nessa fase. A gente sabe que você está ávida por qualquer informação sobre a gestação e o bebê, mas alguns ditos e crenças sobre o assunto não passam de balelas. Antes de sair por aí se entupindo de canjica para produzir mais leite, confira no que vale a pena acreditar. Você escuta tanta coisa que fica sem saber no que acreditar. É hora de saber o que deve ser levado a sério:

Quando o bebê é grande, precisa nascer de cesariana
 MITO
É claro que o peso do bebê às vezes influi na escolha adequada da via de parto, porém isso não é uma regra. É necessário antes fazer uma avaliação adequada da pelve materna (bacia) e também das condições psicológicas da gestante. Minha médica já considera o meu filho bem grandinho pra idade gestacional em que estou, mas isso não diminuiu as minhas expectativas de ter um parto normal.
Depois de uma cesárea, não se pode mais fazer parto normal
MITO

Após uma cesárea é recomendado, caso o parto transcorra por via vaginal, que se faça uso do fórceps, que em mãos experientes é uma importante ferramenta de auxílio. Porém, é verdade que a maioria dos obstetras prefere realizar cesárea se a paciente já passou por uma anteriormente. Vocês já sabe que sou 100% parto normal não é? Então se Deus me conceber outro bebê com certeza vou querer normal.
Você precisa se livrar de seu gato se estiver grávida
MITO

Os gatos de origem doméstica, que não circulam pelas ruas, têm uma pequena chance de transmitir a toxoplasmose. Se seu gato for ”vagabundo”, é melhor pesar o risco-benefício. Eu não tenho gatos e particularmente não curto muito felinos perto de mim, sou alérgica e não gosto daquele enroscado nas pernas.  
Não pode tomar nada diet durante a gravidez
MEIO A MEIO

Não é bem assim, tudo depende da qualidade do adoçante utilizado. Informe-se com seu obstetra.
Barriga pontuda é menino, e espalhada é menina
MITO

Não existe qualquer estudo que comprove tal afirmação, porém é algo muito antigo que diverte as grávidas nas conversas com amigas e familiares. Eu particularmente não acredito nisso, apesar de muitas pessoas adivinharem e acertarem que meu bebê é menino só pelo formato da minha barriga.
Carnes cruas, ovos e peixes não devem ser consumidos durante a gravidez
MEIO A MEIO
Depende do estado imunológico da paciente ante determinadas infecções, como a toxoplasmose, que é transmitida por carnes cruas ou malpassadas e de origem não muito bem determinadas. Outro dia minha mãe teve um surto no telefone porque eu disse que estava de saída pra ir comer sushi com as amigas, ela ficou com muito medo de eu comer algum peixe estragado e pediu por obsequio que eu comesse outra coisa. Rs!
É preciso passar bucha nos mamilos para não racharem
VERDADE
Mas isso é muito antigo e causa dor. Hoje, há produtos à venda em farmácias que protegem os seios de possíveis rachaduras. Apesar de eu JAMAIS querer ter estrias nos seios, eu confesso que não estou me preocupando muito com eles nesse momento. Não uso bucha, muito menos hidratantes, e eles cresceram bastante, porém ainda continuam sem estrias. GRAÇAS!
Pele de grávida mancha se ficar exposta ao sol
VERDADE

Principalmente para quem tem pele clara. Depois da gestação pode ser bem difícil remover essas manchas, por isso é importante o uso de protetor solar. Eu não fico exposta ao sol até porque a minha gestação se resume em descanso não é? Porém, percebi que depois que fiquei grávida nasceram vários carocinhos nas costas e nos ombros, já na pele do rosto não tenho do que me lamentar, estou com uma pele ótima!
Se existir um risco preto na barriga, vai ter um bebê bem moreno
MITO

Toda gestante tem um risco preto na barriga desde a púbis até quase o estômago, que se chama Linha Nigra. Quanto mais morena for, mais escura fica essa linha, pois ela decorre do depósito de melanina nessa região. Por isso, é bom evitar tomar sol na barriga durante a gravidez, porque isso dificultará o clareamento dessa linha depois do parto. Eu acho muito feio esse risco, e o meu está começando a aparecer. Não sabia que esse risco nascia em todas as grávidas, tipo aquelas grávidas famosas, elas mostram suas super barrigas sem nenhum risco, mas aí descobri que é tudo maquiagem. HEHEHE!
Seu cabelo voltará ao normal
VERDADE
O efeito da gestação nos cabelos é imprevisível. Algumas mulheres que têm cabelo liso ficam com eles mais ondulados. E vice-versa. E não adianta muito tentar tratá-los nessa fase, melhor aceitar a mudança. Depois do parto, você vai ter uma grande queda dos fios de cabelo, devido à baixa de hormônios. Mas, dentro de um ano, tudo deve voltar ao normal. Eu antes de descobrir que estava grávida fiz muitas loucuras no meu cabelo, até que consegui estraga-lo completamente. A gravidez o deixou mais bonito, confesso. Esta com um brilho especial e o crescimento está rápido.
Se pedir para a grávida mostrar a mão, e ela o fizer com a palma para baixo, será menino. Se a palma estiver para cima, menina
MITO

Como sua mão só tem dois lados, essa brincadeira tem 50% de chance de estar certa o mesmo de qualquer chute aleatório. Se você quer saber o sexo do bebê, melhor confiar no resultado do ultra-som. Isso pra mim é o maior mito de todos, qualquer pessoa que pedir  minha mão eu a mostrarei de palma para baixo, como se a pessoa fosse beija-la. Isso já é uma mania minha da infância!
Se o bebê chuta mais do lado direito, vai ser menino; do lado esquerdo é menina
MITO

Há 50% de chances de ser menino e 50% de chances de ser menina. O lado onde o bebê chuta não tem nada a ver com isso. Não acredito nisso, JAMAIS! O que seria o meu bebê então? Não consigo definir em qual lado ele chuta mais, a unica coisa que posso alegar com toda certeza é que ele chuta muito e mais a noite.
Se a grávida tem muita azia, é porque o bebê vai ser cabeludo
MITO

A azia aquela sensação de queimação no estômago e no esôfago é causada pelo pressionamento do estômago que o útero faz e, principalmente, por causa da alimentação. Fazer várias pequenas refeições ao longo do dia minimiza o problema e não tem nenhuma relação com o cabelo do seu filhote. Uma tia já me disse isso, e eu só lembro de ter sentido azia no primeiro trimestre. Mesmo sem sentir, sonho que me filho vai nascer com muitos cabelos na cabeça, e preto como ébano.
A mulher deve comer bastante canja e canjica, e beber cerveja escura para ter mais leite
MITO

O que aumenta a produção de leite é beber muita água além de amamentar, porque quanto mais o bebê mama, mais leite você vai ter. Muitas pessoas dizem que amamentar dói, é sofrido. Se for, estou disposta a sofrer um pouquinho. Idealizo um filho saudavel, e nada melhor que o leite da mãe pra alcançar isso não é? Enquanto eu produzir, ele vai mamar.
Amamentar emagrece 
VERDADE
Fabricar leite exige um alto gasto calórico do organismo e ajuda a eliminar a água retida no organismo, o que ajuda a emagrecer. Emagrecer não é uma boa idéia no meu caso, mas como pretendo amamentar muito, quando eu estiver no periodo de amamentação pretendo suprir todo esse gasto calórico com uma boa alimentação.
Se a grávida sangrar é porque está perdendo o bebê
MEIO A MEIO

Qualquer perda de sangue é sinal de alerta, e você deve correr para o médico. Mas é bom saber que 30% das grávidas têm sangramentos no primeiro trimestre e, na maioria das vezes, não é sinal de aborto. No início da gestação, eles podem acontecer por causa da implantação do embrião no útero. No último trimestre, a perda de sangue pode ser sinal de descolamento da placenta, uma situação mais grave, ou simplesmente estar relacionado a pequenos rompimentos de vasos do colo do útero, inofensivos. No meu caso eu tive descolamento, sangrei muito mas o bebê estava bem na minha barriga. A minha dica é: sangrou? vá a emergência médica rapidamente, mesmo que não esteja sentindo dor alguma.
Comer raspas de panela e alimentos grudentos torna o trabalho de parto mais difícil
MITO

Essa idéia não tem pé nem cabeça. O trabalho de parto é mais fácil quando a mãe se preparou física e psicologicamente. Há muitos motivos para ter dificuldades, de tensão à inversão da posição do bebê na barriga. Mas nenhum deles é causado pelo seu mingau.
Mulher grávida não faz exame preventivo
MITO

Também chamado de papanicolau, esse exame previne o câncer de colo de útero e deve fazer parte do pré-natal. Como o útero está mais frágil nessa fase, o exame é feito com mais cautela pelo médico. Eu fiz um exame desse na gravidez, fiquei com medo de ter dilatações na hora mas foi pura inexperiência minha.
Exercícios físicos durante a gravidez fazem mal
MITO

Só faz mal se a gestante tiver problemas de saúde, como alterações na coluna ou no coração. Tirando esses casos, o exercício físico sem exageros e em atividades de baixo impacto, como caminhadas e hidroginástica faz muito bem, sim. Se exercitar melhora o condicionamento físico, protege contra dores lombares, deixa seu humor e a auto-estima para cima e ainda ajuda a controlar o peso. Por mim eu fazia pilates durante a minha gestação inteira, mas com esse descolamento o recomendado mesmo foi ficar deitadinha bonitinha na minha caminha.

Se a grávida soprar a nuca do marido quando ele está dormindo, passa os enjôos para ele
MITO

Os enjôos são causados pela revolução dos hormônios no corpo da mulher. Seria ótimo dividir os desconfortos com o pai da criança, mas enjôos não são transferíveis. Pra mim não faz diferença não é? Afinal de contas, sou mãe solteira (:
É arriscado fazer sexo durante a gravidez, porque o pênis incomoda o bebê
MITO
Se a gestação é saudável, não há porquê não manter uma vida sexual ativa. Não há perigo de machucar o bebê: ele está bem protegido na barriga, dentro da bolsa d água, e não vai sentir nada. O sexo só deve ser evitado se houver problemas com a gravidez, como descolamento da placenta e pressão alta se for o caso, o médico vai avisar. Sexo? O que? Hã? O que é isso? Além de eu ter descolamento, e mesmo assim não pretendo fazer o ato enquanto eu estiver grávida.
Se a grávida carregar chaves ou medalhas no pescoço, a criança nasce com marcas na pele
MITO

Não há nenhuma relação entre as bijuterias que você usa e a pele do seu bebê. Manchas e sinais são causados por determinação genética e, em alguns raros casos, por causa de doenças ou medicamentos tomados durante a gestação. Eu uso colares, brincos, anéis, pulseiras e tenho piercing na orelha e no nariz, e uma vez me disseram que por conta disso o meu filho poderia nascer faltando o pedacinho em alguma parte do corpo (orelha, nariz, ou dedo). Vocês juram que eu acredito em uma lorota dessa não é? ¬¬
Grávidas não devem passar por baixo de cercas e varais, senão o cordão umbilical enrola no pescoço do bebê
MITO

Esse problema é causado pela movimentação do bebê no ventre, e não da mãe. Se for o caso, será diagnosticado pelo médico quando a hora do parto se aproximar, e pode ser necessário fazer uma cesariana. Gente, quem poderia acreditar nisso? Está parecendo mais aquela superstição do espelho quebrado, 7 anos de azar. Me poupem!
O mais importante na gestação é não ficar se comparando com essa ou aquela amiga, não se cobrar tanto por ter engordado um pouco a mais, respeitar seu momento e contexto de vida e saber que, mesmo que você tenha cinco filhos, cada gravidez vai ser diferente. Numa você pode sentir enjôo, na outra pode não sentir nada. Numa consegue fazer parto normal, noutra precisa fazer cesárea. E tudo bem, a vida é assim. ”Cada filho é gerado numa circunstância única. Um contexto que envolve desejo, história de vida da mulher, do casal, do trabalho, do financeiro, do ‘por que e pra que’ desse filho, das projeções lançadas sobre a criança. Isso tudo vai fornecer um ‘lugar’ ao filho e determinar essa relação”.


Foto tirada ontem, sábado 9 de abril, 24 semanas de gestação.

Sexta-feira eu fiz uma ultra, e nela constou que estou exatamente com 24 semanas e 2 dias com data prevista de parto para o dia 27 de Julho. De acordo com os meus cálculos teve uma margem de erro de 1 semana, eu me baseava pela primeira ultra que bati, com 12 semanas de gestação com parto previsto para dia 05 de Agosto. As duas ultra foram feitas com médicos diferentes, o que me deixou na duvida agora! Confesso que não gostei desse último médico simplesmente porque ele não me mostrou o meu filho em momento algum, e principalmente não comentou absolutamente nada do meu descolamento placentário mesmo eu perguntando. Ele apenas bateu a ultra, confirmou o sexo, escreveu o laudo e foi logo me dispensando. Saí frustrada daquele hospital!
O laudo eu vou mostrar pra minha GO essa semana na consulta do pré-natal. Eu dei uma olhadinha, mas não consegui entender absolutamente nada do que esse médico escreveu, ele tem a pior letra do mundo. Muitas de vocês devem imaginar minha frustração diante dessa situação!
O que consegui entender foi que estou em uma gestação de 24 semanas, meu bebê tem 30cm, pesa cerca de 698g, e está previsto para nascer no dia 27 de Julho. Até aí nada mal não é? O problema é o que fazer com a ansiedade de saber se está tudo bem, tudo normal com o meu filhote. Enfim, o que me resta é esperar pela consulta com a GO.
Obrigado a todos que entram aqui, os que comentam, e os que acompanham essa minha maravilhosa experiência de estar grávida!
Fiquem todos bem e até o próximo post :)
Beijos, Malli <3

8 comentários:

  1. Pricilla
    Acabei de dar gratuitamente cerca de 10m duma aula de aeróbica à minha semente...hahahahaha
    Tá demais mulher!!
    esse teu censo de humor é otimo!

    ResponderExcluir
  2. Mto bom o teu post, mas mto bom mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. Hahahahah! Inda bem que ainda n estou nos 9 meses senão mijava-me a rir.lol
    Olha está demais.
    Mto boa maneira de começar o dia a ler isto.
    Realmente há cá com cada coisa, mas o mais irónico sabes o ke é?
    É que em pleno século XXI ainda há mtas mamãs que acreditam nisso!
    Ela há com cada uma!!!
    Kiss

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Morri de rir!
    Agora, a história do chocolate antes de fazer a ecografia pode ser verdadeira... a explicação é que o chocolate contém substâncias que excitam o bebê (assim como o café), que por isso se movimenta mais, e então fica mais fácil ver o sexo porque não corre o risco dele estar o tempo todo paradinho numa mesma posição (e com as pernocas fechadas).
    :-)

    ResponderExcluir
  5. Adoreii =) Espero que ocorra tudo bem ctg e com o bebê. To louca pra conhece-lo logo =))))

    ResponderExcluir
  6. NOSSA QUE BARRIGAO!
    FELICIDADES MALLI

    SORAIA BRASIL

    ResponderExcluir
  7. o que está acontecendo? porque Malli não está fazendo novas postagens?..

    espero que esteja tudo bem com vc. Volte a escrever...

    ResponderExcluir
  8. ESTOU DE 7 SEMANAS COM SANGRAMENTO E DESCOLAMENTO NA PLACENTA MAS MUITO CONFIANTE E LENDO SUA MATERIA FICO MAIS TRANQUILA Q SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS

    ResponderExcluir