sábado, 19 de março de 2011

Calculadora da Gravidez

Como se conta o tempo de gravidez?
Para os médicos, a gravidez dura 40 semanas.
Mas 40 semanas a partir de quando?
Como na maioria das vezes não dá para saber exatamente que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozóide, os médicos resolveram começar a contagem sempre a partir do primeiro dia da última menstruação.
É claro que você não engravidou no primeiro dia da última menstruação. Mas é a partir desse dia que começa a contagem de 40 semanas. Como a ovulação acontece mais ou menos duas semanas depois do começo da menstruação, na prática a gravidez dura 38 semanas a partir do dia em que o bebê foi gerado. Só que a contagem oficial, dos médicos começa antes mesmo de você engravidar. É esquisito, mas é assim que o padrão foi estabelecido.
Caso você saiba direitinho a data da sua última menstruação (DUM), pode calcular o dia em que as 40 semanas terminam, ou seja, quando é a previsão de nascimento do seu bebê. Exemplo: se sua DUM foi numa 2a feira, todas as 2as vc entra numa nova semana.

E quando a pessoa não sabe a data da última menstruação?
Isso acontece com muita gente, principalmente com quem tem ciclos irregulares. Nesse caso, a solução é fazer um ultra-som, pois no exame dá para medir o tamanho do embrião (ou do saco gestacional), e essas medidas darão uma boa idéia ao médico de há quanto tempo a gravidez começou.
É importante saber que as medidas da ultra-sonografia são mais precisas quanto mais cedo o exame for feito. Nas primeiras semanas (até a 12a), todos os bebês têm tamanhos muito parecidos entre si. Com o ultra-som, o médico dará a você uma data prevista para o parto.
A partir daí, a cada novo ultra-som (US) que você fizer, pode aparecer uma data prevista para o parto diferente. Lembre-se que a mais confiável sempre será a que você obteve primeiro. A partir de 13 semanas, as diferenças genéticas fazem com que os bebês cresçam em ritmos diferentes. É por isso que uns nascem com 4 kg e outros com 2,5 kg, com o mesmo número de semanas (e perfeitamente normais).
Dica: Se você não sabe a sua DUM, e só sabe a data prevista para o parto pelo ultra-som, volte 40 semanas a partir desse dia no calendário para conseguir uma DUM "aproximada/calculada". Ela pode ser útil na hora de fazer exames, por exemplo, quando o laboratório pede essa informação.
Como pela US o tempo de gestação é calculado pelo tamanho do embrião e não só pela data da última menstruação é comum dar diferenca entre o nro de semanas do controle do seu médico com o resultado da ultra

Já sei a data prevista para o parto, mas o que isso quer dizer?
A data prevista para o parto, a chamada DPP, é o dia em que se completam as 40 semanas, ou seja a data provável de nascimento. Mas, a partir de 37 semanas completas, o bebê já não será mais considerado prematuro, se nascer. Dificilmente terá problemas, porque já estará formadinho, e só acumulando gordura para ficar mais forte.
Os bebês não marcam hora para nascer, por isso a partir das 37 semanas você deve ficar de prontidão para ver se tem sinais de trabalho de parto. O problema é que a espera pode ser longa: alguns bebês só resolvem nascer depois das 40 semanas.
Os médicos no Brasil não costumam esperar muito até depois de 41 semanas completas, e dão um jeito de fazer logo o parto. Mas em muitos países é considerado normal a gestação durar até 42 semanas.

E quando me perguntarem de quantos meses estou?
Quase ninguém, exceto suas amigas que já ficaram grávidas, vai querer saber esse número em semanas. Querem saber mesmo em qual dos nove meses da gravidez você está. Um truque para resolver esse problema calcule a DPP e então usar esse dia (digamos, o dia 12) para marcar as mudanças de mês. Desse jeito, o primeiro mês deve se completar mais ou menos com 5 semanas.  Contando com esse truque, um mês antes da sua data prevista para o parto você entra no nono mês, e completa o último mês na data prevista para o parto.
Para quem ainda duvidar do sistema de contagem por semanas, vai aqui a prova numérica: 38 semanas (40 menos as duas de antes da concepção) são 266 dias. Nove meses, fazendo uma média de 30 dias por mês, dá 270. Quase a mesma coisa.
Mas para seu médico, para a maternidade e até para o pediatra do seu filho, o que vai importar mesmo é o número de semanas.

Por que se fala tanto em trimestre na gravidez?
Para facilitar, os médicos dividem a gravidez em três trimestres, que têm características diferentes entre si. Como a contagem é em semanas, e não em meses, a divisão fica assim:
- Primeiro trimestre: até o fim da 12a semana de gravidez. É a fase do começo da gestação, do sono, dos enjôos...
- Segundo trimestre: do início da 13a semana até o fim da 28a. Uma fase que costuma ser ótima, boa para fazer compras, investir na vida sexual e até viajar.
- Terceiro trimestre: A partir da 29a semana de gravidez. É quando a mulher fica mais inchada e pesada.


Calculadora do dia do Parto: item nro 14 em http://anunes.e-familyblog.com/list/207/type/2

Calculadora da gravidez(nro de semanas, data da concepção, DPP):

Se vc quer informações pelo valor do Beta HCG leia http://anunes.e-familyblog.com/note/10045


Na minha última postagem eu estava de saida pra fazer uma ultrasson, a tão esperada ultra né? Enfm, infelizmente naquele dia não pude ver o meu bebê, o médico havia faltado. Confesso que fiquei em revolta na hora, bem que alguém poderia ter me ligado informando que o médico não poderia realizar exames naquele dia, dei viagem perdida e ainda tive que engolir todas as minhas expectativas para o exame. E detalhe, só consegui remarcar o exame  para  o dia 04 de abril (quase 1 mês depois do esperado).
Sendo assim não tenho tanto o que dizer de como está exatamente o meu bebê, o que não me agrada muito né? Afinal de contas eu tive descolamento placentário há um mês e isso me causou muita preocupação!
Enfim, mas sei que entrei na 20ª semana de gestação Estou muito feliz, cheguei á metade da jornada, tô adorando a minha barriga e meu umbigo não está feio, rs, só completamente esticado. Consigo distinguir bem os chutes do meu bebê, aliás, minhas noites de sono já estão ficando bem movimentadas por ele.
Converso, canto e brinco muito com o meu baby agora que sei que ele pode me ouvir, algumas amigas minha também fazem isso com ele, rs.
Bom, esses meus últimos dias estão bem corridos, porém felizes. Em breve grandes novidades!
Feliz com todos que me acompanham por aqui :)
Fiquem bem, beijos.
Malli <3

14 comentários:

  1. eu tbm estou com 20 semanas, interessante esse artigo
    LAILA RIBERO

    ResponderExcluir
  2. é verdade a partir das 20 semanas o bb ja escuta alguns sons

    ResponderExcluir
  3. querida muito interessante esse blog, descobri que estou gravida á pouco tempo... vc poderia falar um pouco sobre colicas, dores no abdomen, eu sinto as vezes mas todo mundo diz ser normal, gostaria de saber sua opniao quanto a isso! obigado e parabens pelo meninão!

    ResponderExcluir
  4. de acordo com esse artigo estou grávida de 14 semanas :)

    ResponderExcluir
  5. essa calculadora é confiavel, estou fazendo seempre ando tao ansiosa q esque;o ate de qnt tempo estou
    sara

    ResponderExcluir
  6. bateu com a minha ultra, 8 semanas

    ResponderExcluir
  7. Estou em duvida em relação à data, gostaria de ter certeza de quando foi em q fiquei gravida, pode me ajudar? eufiz um ultra Som dia 03/11 e la esta dizendo q estou de 6 semanas e 3 dias, então q dia que fiquei gravida?

    ResponderExcluir
  8. Adorei o blog, estou de 19 semanas e 2 dias ja sei ate o sexo do bb é menino :-) estou super ânciosa p ver o rostinho do meu primeiro filho💜

    ResponderExcluir
  9. Ola me chamo cassiane estou com 30 semanas mto ansiosa para ver o meu baby.
    Mto felizzzz.adorei o blog.bjus boa sorte a tdas as mamaes...

    ResponderExcluir
  10. Oie parabens pelo blog ele eh otimo,estou com 18 semanas de pura ansiedade bjz

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oie parabens pelo blog ele eh otimo,estou com 18 semanas de pura ansiedade bjz

    ResponderExcluir
  13. Oie parabens pelo blog ele eh otimo,estou com 18 semanas de pura ansiedade bjz

    ResponderExcluir
  14. Boa noite eu fiz as conta mostra que estou com cinco semana mais eu nao sei de verdade ,,,a minha ultima menstruação foi no dia 04/09/14 quem pode me ajudar a calcular.

    ResponderExcluir