sexta-feira, 11 de março de 2011

Grávida pode fazer tatuagem?

A pergunta que não queria calar pra mim...
Estava com muita vontade de fazer mais 2 tatuagens em mim, mesmo grávida, mas descobri que não é aconselhavél. Os médicos preferem recomendar que mulheres grávidas não façam tatuagens durante a gravidez.
Eu queria homenagear o bebê, mas é melhor esperá-lo nascer e parar de mamar no peito, para garantir que ele não seja prejudicado. Pelo menos eu vou ter bastante tempo para pensar no desenho mais legal, e que combine com as minhas outras tatuagens!
São vários os fatores apontados pelos especialistas para sustentar o veto às tatuagens na gravidez:

- Perigo de pegar doenças se o material não for esterilizado ou descartável. O risco maior é o de ser contaminada com vírus como os que causam a
hepatite B e a hepatite C, além do HIV, que provoca a Aids. Essas doenças podem passar para o bebê.
- Não se sabe se as tintas usadas na tatuagem podem afetar o bebê de alguma forma, por isso é melhor não arriscar.
- Como o sistema imunológico da grávida não é tão eficiente, há maior perigo de infecções no local da tatuagem.
- A pele da gestante está diferente devido aos hormônios, portanto existe a possibilidade de o desenho da tatuagem mudar de aspecto quando a pele voltar ao normal, após a gravidez. Dependendo do lugar, a pele estica, e podem surgir estrias que estraguem o desenho, o que exigiria retoques depois.
- O fato de ter uma tatuagem nas costas pode atrapalhar na hora de aplicar uma anestesia, principalmente se for uma tatuagem recente.

ATENÇÃO!

Se você não sabia que estava grávida e fez uma tatuagem com agulha, não precisa se desesperar. Os exames para as doenças citadas acima já fazem parte do pré-natal normal. Mas explique o que aconteceu ao profissional de saúde que acompanha sua gravidez. Talvez ele queira repetir os exames mais para o fim da gestação, só para ter certeza de que está tudo bem.
É pessoal, vou ter que esperar no minimo 1 ano, até porque pretendo amamentar muito!
Tudo pelo meu pequeno :)
Até logo mais!
Malli ;*

2 comentários:

  1. os foruns do su blog é cada um mais interessante que o outro, esse da tatuagem seria algo que eu nem imaginava, amo tatuagens
    estou grvida de 8 semanas, agora sei que nao pode

    ResponderExcluir
  2. Estou quase fechando 8 mesês de grávidez, e to louca pra fazer uma tatuagem do pé pra cima, será que tem algum problema em relação ao bebê? ...

    ResponderExcluir