sexta-feira, 11 de março de 2011

Viajar de avião durante a gravidez é seguro?

Eu ando tão neurótica ultimamente que fiz buscas encima de buscas á respeito gestante e avião, rs. Estou pensando em fazer uma visitinha a cidade maravilhosa esse final de semana.
Essa é uma dúvida que preocupa muitas mamães. Mas pode ficar tranqüila, pois que não há problemas em viajar de avião, nem no primeiro e nem no segundo trimestre da gravidez.
Mas é fundamental, antes da viagem, visitar o médico para uma consulta de precaução. Se durante o primeiro trimestre houver uma grande incidência de enjôos, pode ser difícil enfrentar um vôo de longa duração. O segundo trimestre geralmente é a melhor época para viajar, pois é um momento em que o período de enjôos já passou e as chances de um aborto espontâneo são mínimas.
Viajar durante o terceiro trimestre de gravidez também é seguro desde que não haja complicações médicas e não seja uma gestação de gêmeos.
Lembre-se também de verificar, com a empresa aérea em que você deseja viajar, se não há restrições quanto à sua gravidez. As empresas geralmente apresentam um termo de responsabilidade a ser assinado.
A única restrição quanto a viagens de avião durante a gravidez é sobre os pequenos aviões sem pressurização. Não existem evidências de que a pressurização da cabina faça mal ao bebê.


Algumas dicas para a sua viagem:
Em viagens longas, levantar-se regularmente para ajudar a circulação sanguínea. Um longo período de tempo sentada pode fazer com que os seus pés e tornozelos inchem e fiquem dormentes. Use meia-calça elástica própria para a gravidez para prevenir as varizes.
No caso de assentos livres ao seu redor, use-os para elevar as suas pernas.
Beba bastante água. Dentro do avião o ar é seco.
Para evitar qualquer tipo de imprevistos, tenha com você uma autorização por escrito do seu médico e boa viagem!


É isso aí mamães, todo cuidado nunca é demais quando se trata de nossos pequenos :)
Meu Luquinhas muito animado hoje, fez uma festa na minha barriga certeza, mexeu muito.
Até logo!
Malli

Um comentário:

  1. QUERIDAAAAAAA, que bom encontrar um artigo sobre viagem e gravidez, tenho muuuuuitas dúvidas quanto a isso ate pq teri q fzer uma viagem daqui a algumas semanas, obrigada pelas dicas, seu blog é 10!

    ResponderExcluir